terça-feira, 20 de abril de 2010

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Todo projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente e deve ser considerado como um processo permanente de reflexão, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
No momento em que se constrói um projeto na escola, planejamos aquilo que temos a intenção de realizar. Assim, lançamo-nos para diante, com base no que temos buscando o possível. É antever um futuro com perspectivas diferentes do presente.
Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo que você delimite um tema para seu projeto, provavelmente vai acabar abordando conteúdos de outras disciplinas.
Um projeto não é algo pronto e acabado. Ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Quando se sugere um tema para elaborar um projeto, é importante que este seja de interesse dos alunos. Fica muito mais fácil atingir as metas estabelecidas se o projeto for interessante para os alunos. A utilização de recursos tecnológicos também é muito significativa. Com eles, o trabalho pedagógico toma uma dimensão muito maior, possibilitando uma viagem interessante ao mundo do saber.

DIÁLOGO TEÓRICO - PAULO FREIRE


Paulo Freire nasceu em Recife, no ano de 1921, numa família de classe média. Com o agravamento da crise econômica mundial iniciada em 1929 e a morte de seu pai, quando tinha 13 anos, Freire passou a enfrentar algumas dificuldades econômicas. Apesar de ser formado em direito, não seguiu carreira, encaminhou sua vida profissional para o magistério.
As ideias pedagógicas de Paulo Freire se formaram da observação da cultura dos alunos, – em particular o uso da linguagem – e do papel elitista da escola. Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é o de conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
Freire criticava a idéia de que ensinar é transmitir saber porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Mas ele não comungava da concepção de que o aluno precisa apenas de que lhe sejam facilitadas as condições para o auto-aprendizado. Freire previa para o professor um papel diretivo e informativo – portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade.
Conforme o pensador, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu. Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro – e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo".
A obra de Paulo Freire é uma concepção de educação embutida numa concepção de mundo. Nela, distinguem-se na teoria do educador três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que o aluno conhece, não apenas para poder avançar no ensino de conteúdos mas principalmente para trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. O segundo momento é o de exploração das questões relativas aos temas em discussão – o que permite que o aluno construa o caminho do senso comum para uma visão crítica da realidade. Finalmente, volta-se do abstrato para o concreto, na chamada etapa de problematização: o conteúdo em questão apresenta-se "dissecado", o que deve sugerir ações para superar impasses. Para Paulo Freire, esse procedimento serve ao objetivo final do ensino, que é a conscientização do aluno.
No conjunto do pensamento de Paulo Freire encontra-se a idéia de que tudo está em permanente transformação e interação. Esse ponto de vista implica a concepção do ser humano como "histórico e inacabado" e conseqüentemente sempre pronto a aprender. No caso particular dos professores, isso se reflete na necessidade de formação rigorosa e permanente. Freire dizia, numa frase famosa, que "o mundo não é, o mundo está sendo".

terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto Pessoal/Profissional

Para mim, quando falamos em planejar ações a retomada de ideias dos anos anteriores se torna de grande importância para a elaboração, reestruturação e sistematização do trabalho pedagógico da escola. Nesse sentido, o desenvolvimento do meu projeto pessoal/profissional consiste em auxiliar no planejamento e reflexão do processo ensino-aprendizagem que ocorre no espaço escolar.
Acredito na relevância da realização de um trabalho coletivo que seja a partir da discussão e da análise de tudo o que se faz na escola. Tenho como principal objetivo o de assumir em conjunto as responsabilidades da educação, avaliando, reavaliando, construindo, reconstruindo e redimensionando a ação pedagógica. E também, o de transformar a biblioteca escolar num espaço onde as informações armazenadas podem e devem ser utilizadas, estudadas. Colocando livros e outros materiais de aprendizagem à disposição de professores e alunos, para apoio aos programas docentes e para assegurar-lhes possibilidades da formação do hábito de leitura.
Nessa perspectiva, busco a superação do senso comum e a fragmentação da prática pedagógica, pois ela é construída no âmbito das relações escolares conflitantes por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Para este ano, tenho como meta auxiliar os professores em sua prática pedagógica, mais especificamente na elaboração e execução de projetos. Muitas ideias acabam surgindo no decorrer do ano letivo, além da análise de tudo o que foi desenvolvido nos anos anteriores. Para este ano, o enfoque será o trabalho com poesias, obras poéticas, as quais compreendem todas as manifestações artísticas. No desenvolvimento desse projeto, buscamos incentivar a leitura, a produção de textos, em especial poesias.