terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto Pessoal/Profissional

Para mim, quando falamos em planejar ações a retomada de ideias dos anos anteriores se torna de grande importância para a elaboração, reestruturação e sistematização do trabalho pedagógico da escola. Nesse sentido, o desenvolvimento do meu projeto pessoal/profissional consiste em auxiliar no planejamento e reflexão do processo ensino-aprendizagem que ocorre no espaço escolar.
Acredito na relevância da realização de um trabalho coletivo que seja a partir da discussão e da análise de tudo o que se faz na escola. Tenho como principal objetivo o de assumir em conjunto as responsabilidades da educação, avaliando, reavaliando, construindo, reconstruindo e redimensionando a ação pedagógica. E também, o de transformar a biblioteca escolar num espaço onde as informações armazenadas podem e devem ser utilizadas, estudadas. Colocando livros e outros materiais de aprendizagem à disposição de professores e alunos, para apoio aos programas docentes e para assegurar-lhes possibilidades da formação do hábito de leitura.
Nessa perspectiva, busco a superação do senso comum e a fragmentação da prática pedagógica, pois ela é construída no âmbito das relações escolares conflitantes por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Para este ano, tenho como meta auxiliar os professores em sua prática pedagógica, mais especificamente na elaboração e execução de projetos. Muitas ideias acabam surgindo no decorrer do ano letivo, além da análise de tudo o que foi desenvolvido nos anos anteriores. Para este ano, o enfoque será o trabalho com poesias, obras poéticas, as quais compreendem todas as manifestações artísticas. No desenvolvimento desse projeto, buscamos incentivar a leitura, a produção de textos, em especial poesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário